Muitas empresas se questionam se é possível ter marketing olfativo acessível no PDV. Para abordar esse tema, vamos partir de um fenômeno recente da internet: Um perfume infantil tem sido hit nas redes sociais no último ano por seu preço acessível e um aroma que agrada a diversos gostos.
O Perfume do Cebolinha caiu no gosto das redes sociais há algum tempo, e de vez em quando ele volta a ser um dos assuntos mais comentados pelos internautas. Você chegou a ver algo sobre isso? Como esse fenômeno está relacionado ao marketing olfativo na sua empresa?
O “Cebolinha” é um desodorante colônia da marca Jequiti inspirado no famoso personagem da Turma da Mônica. No momento dessa postagem, a descrição do produto inclui o seguinte trecho: “Aproveite esta fragrância refrescante, que traz toda a diversão e espírito aventureiro do Cebolinha.” e a embalagem do produto estampa o personagem infantil famoso por trocar o R pelo L.

Com preço acessível (cerca de R$ 30,00 no frasco de 25 ml), o perfume, desenvolvido pela famosa Takasago, conquistou jovens e adultos com um aroma agradável, elogiado por muitos usuários em postagens e vídeos que viralizaram em redes sociais como o TikTok e o Instagram.
Apesar de muitos elogios, como o aroma fresco e nada infantil, que fizeram o perfume ser considerado uma ótima opção de perfume barato para o cotidiano, surgiram também críticas relevantes ao produto.
Entre as críticas, destacam-se os relatos de que a fixação da colônia é curta, a projeção é baixa e que o tamanho reduzido do frasco faz com que a relação custo-benefício não seja tão positiva quanto alguns estavam supondo inicialmente.
O sucesso do perfume do Cebolinha e as análises que viralizaram revelam algo valioso: Um bom aroma é capaz de superar mesmo a imagem inicial do produto e conquistar divulgadores e defensores para a marca.
Observe que, vencida a resistência inicial pela aparência infantil do produto, a Jequiti conquistou muitos críticos e ganhou divulgação espontânea para a marca. Uma propaganda gratuita e muito eficaz.
Para o ponto de venda, fica a lição que um aroma bem escolhido é capaz de despertar curiosidade, gerar marketing espontâneo e criar uma lembrança positiva da marca. Tudo isso apenas investindo numa fragrância bem planejada que cria a conexão certa com o seu público.
Se uma colônia comercial acessível já mostrou como é possível conquistar olfatos e corações para a marca, imagine o impacto de um projeto de marketing olfativo bem planejado que leva em consideração todas as características da sua empresa e do seu produto, transmitindo a mensagem certa para o seu público.
Veja algumas dicas que compõem muitos projetos de marketing olfativo:
O olfato tem um poder muito grande no comportamento do consumidor, e isso vai muito além de um fenômeno específico de produtos ligados à perfumaria, como o “perfume do Cebolinha”. Mas o sucesso desse perfume dá um exemplo de como um bom aroma pode ser tudo que é necessário para atingir o público.
Não faltam pesquisas mostrando o poder do marketing olfativo de influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as vendas. Mas você terá resultados ainda melhores com um projeto que considere as características do seu negócio e do seu público-alvo, para isso você pode contar com a Senses, uma empresa especializada em Marketing Sensorial que vai te ajudar a transformar seus resultados com o poder dos aromas.
Nosso time já está cuidando do seu contato com atenção. Em breve, voltamos para seguir juntos nessa jornada sensorial.
Nosso time já está cuidando do seu contato com atenção. Em breve, voltamos para seguir juntos nessa jornada sensorial.