A pirâmide olfativa é uma representação da estrutura temporal de uma fragrância, ou seja: como as notas de aroma de uma fragrância são percebidas ao longo do tempo. Vamos entender melhor o que é isso e como é possível aplicar o conhecimento de pirâmide olfativa em ambientes corporativos?
Também chamada de pirâmide de fragrância, a pirâmide olfativa representa a estrutura temporal de uma fragrância mostrando como diferentes “níveis” de cheiro se manifestam no decorrer do tempo, desde o primeiro contato até quando permanece apenas o “resíduo” mais duradouro.
A pirâmide tem três camadas principais: notas de topo, notas de coração e notas de fundo (ou de base). Cada uma dessas camadas tem uma diferente função na construção do perfil olfativo total, contribuindo com diferentes níveis de volatilidade e persistência.
As notas de topo são as primeiras a serem percebidas, elas tem moléculas leves, alta volatilidade e se evaporam rapidamente. Essas notas são responsáveis por dar a primeira impressão de uma fragrância, sendo sua “porta de entrada”. Elas podem durar de 5 a 30 minutos. São exemplos as notas cítricas e alguns aromáticos leves.
As notas de coração, ou notas médias, são menos voláteis que as notas de topo e formam a parte principal da fragrância, o seu “corpo”. Essas notas são aquelas que são mais sentidas após o impacto inicial. São notas que duram de 20 minutos a algumas horas. Exemplos: Diversas flores e especiarias médias.
Já as notas de fundo, ou base, são notas menos voláteis, mais pesadas. Elas são aquelas que permanecem por mais tempo, dando profundidade e fixação para a fragrância. Além disso, servem também como “fixadoras”, retardando a evaporação do perfume. As notas de fundo podem durar várias horas, algumas chegando a deixar traços em tecidos por até 24 horas. São exemplos desse tipo de notas as madeiras nobres, o patchouli e o almíscar.
A pirâmide olfativa é um conceito de alta perfumaria que pode ser aplicado também na aromatização profissional de ambientes corporativos, permitindo um planejamento detalhado das impressões que serão criadas no ambiente através dos aromas.
Quando você pensa com cuidado na impressão que sua empresa deseja causar, você também pode notar uma “pirâmide” de impressões que os clientes terão: A “primeira impressão”, sentida de imediato; a “característica principal” a ser notada; e aquela impressão que fica na memória do cliente.
Com um trabalho profissional de aromatização que planeje a pirâmide olfativa do seu ambiente, é possível criar ou reforçar essas percepções no cliente, desde o momento que ele entra até depois que ele já saiu.

O uso da pirâmide olfativa torna o marketing olfativo mais completo, levando à criação de uma identidade mais consistente, que causará um maior impacto sensorial no cliente.
De forma mais imediata, o resultado de um marketing olfativo desse nível é um estímulo à permanência e fidelização. Já a longo prazo, a empresa se destaca no mercado, tendo um grande reforço no branding e em como a marca é percebida pelo público em geral.
E como o cheiro que foi planejado com uma pirâmide olfativa se torna real? Com o conhecimento adequado das técnicas e tecnologias de aromatização, é possível fazer com que o visitante de fato experimente a pirâmide de fragrância planejada para aquele ambiente.
Para isso, a Senses, por exemplo, faz um planejamento minucioso não apenas do cheiro desejado, mas também das técnicas e tecnologias que serão aplicadas para obter o resultado perfeito, como o uso de difusores de nanonebulização.
A pirâmide olfativa é um conceito de alta perfumaria usado para criar perfumes de prateleira profundos e consistentes em diferentes “níveis” do olfato. Esse conceito pode ser utilizado também para criar fragrâncias marcantes na sua empresa, que a tornarão agradável e memorável para cada visitante.
Para ver esse conceito aplicado na sua empresa, você precisa de alguém que domine profundamente a criação de perfumes e também a criação de marketing sensorial, como a Senses. Entre em contato conosco para obter uma consultoria de quem entende de marketing sensorial!
A pirâmide olfativa é uma representação da estrutura temporal de uma fragrância, dividida em três camadas: notas de topo, notas de coração e notas de fundo. Cada camada tem função e duração diferentes, proporcionando evolução do aroma ao longo do tempo.
Aplicar esse conceito permite criar experiências sensoriais estratégicas, planejando desde a primeira impressão do cliente até a memória que ficará associada à marca. Isso fortalece a identidade olfativa e diferencia a empresa no mercado.
Sim. Cada segmento tem necessidades e posicionamentos diferentes. Hotéis podem preferir notas amadeiradas e sofisticadas, enquanto clínicas optam por notas leves e calmantes. O ideal é alinhar a fragrância à identidade e valores da marca.
Sim. A escolha e combinação de fragrâncias, bem como a difusão correta, exigem conhecimento técnico em marketing olfativo. Tecnologias como difusores de nanonebulização garantem distribuição uniforme e intensidade adequada.
Nosso time já está cuidando do seu contato com atenção. Em breve, voltamos para seguir juntos nessa jornada sensorial.
Nosso time já está cuidando do seu contato com atenção. Em breve, voltamos para seguir juntos nessa jornada sensorial.